2 de fevereiro de 2010

O Mistério da Estrela


Título: O Mistério da Estrela
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 290

A história se passa em 1 vilarejo das Ilhas Britânicas chamado Muralha. O que dá nome à cidade é exatamente uma velha muralha com um portal que separa Muralha da Terra Encantada. Os próprios moradores de Muralha são responsáveis em montar guarda no portal e impedir que os habitantes locais ou viajantes atravessem o portal. Só é permitido o acesso à campina do outro lado da muralha a cada 9 anos quando acontece um festival e os moradores de Muralha e da Terra Encantada montam suas barracas para vendas e apresentações.

O personagem principal é Tristan Thorn, um jovem perdidamente apaixonado por Victoria, a moça mais bela e desejada da cidade. Um dia, enquanto ele tenta convencê-la a beijá-lo, ele promete fazer as coisas mais absurdas para ganhar o amor da jovem, até que os dois vêem uma estrela cadente e ele promete a ela que lhe trará exatamente aquela estrela que ambos viram cair.

Ele então inicia sua jornada pela Terra Encantada onde segredos sobre seu passado e nascimento são revelados. Novos personagens surgem, e claro, ele não é o único que está perseguindo a estrela caída. A líder da Irmandade das bruxas precisa da estrela para recuperar sua energia e juventude. Os filhos do senhor da Fortaleza das Tempestades precisam da pedra preciosa que a estrela traz consigo para então um deles assumir o poder.

Com muitas aventuras, perigos, mortes e magias, a história tem um desfecho surpreendente, apesar de alguns pequenos pontos não terem sido esclarecidos pelo autor (talvez de propósito).
Para quem gosta desse tipo de livro é uma boa dica, além disso tem algumas pitadas de humor satírico ao longo do texto que me arrancou algumas risadas.

Esse é o segundo livro de Gaiman que leio. O primeiro foi Coraline em 2008, e apesar do autor ser considerado escritor de histórias infantis, O Mistério da Estrela tem uma tendência juvenil-adulta. A história contém a descrição de uma cena sexual que apesar de metafórica é "caliente".

Nota: 4.5. Muito Bom, quase excelente!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo