9 de maio de 2010

Casório?!

Romance chick-lit - Desafio Literário 2010 (Maio)

 Sabe aquelas histórias bem de mulherzinha? Pois é, esses são os chick-lits (o que não falta no mercado) e o escolhido do mês foi...




Título: Casório?!
Autor: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 644





LUCY SULLIVAN VAI SE CASAR...SERÁ?
Lucy nem ao menos tem namorado (para falar com franqueza, ela não tem assim tanta sorte no amor). Mas a senhora Nolan jogou o tarô e previu que Lucy estará entrando na igreja, a caminho do altar, dentro de um ano.
As amigas que dividem o apartamento com Lucy ficaram estarrecidas com a notícia. Se ela for embora, isso vai acabar pondo fim ao seu maravilhoso estilo de vida, que consiste em comer quentinhas, beber muito vinho, levar rapazes para o apartamento e jamais fazer uma faxina na casa. Mas Lucy as tranqüiliza, dizendo que anda ocupada demais brigando com a mãe e se preocupando com o irresponsável do pai para pensar em se casar.
E há um pequeno problema: não existe nenhum namorado na jogada. Entretanto, Lucy conhece Gus, o lindo e nada confiável Gus, e começa a se perguntar: será que ele poderá ser o futuro Senhor Lucy Sullivan? Ou quem sabe Chuck, o americano bonitão? Ou Daniel, o maior paquerador do mundo? Ou quem sabe Jed, o novo rapaz que foi trabalhar na firma?
Será que Lucy vai encontrar a sua alma gêmea? Leia este livro se você estiver a fim de chorar de tanto rir e ficar sem trabalhar por uma semana.


Precisava escolher uma leitura inédita, né? Eu li Melancia ano passado e então resolvi ler outra coisa da Keyes para o desafio. O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Lucy (pelo que andei bisbilhotando todos os livros dessa autora são em primeira pessoa). A história tem tiradas hilárias (ri muito quando ele descreve uma de suas crises de depressão), irônicas e sarcásticas e apesar de longa, é envolvente. 
Lucy é um caso sério, sinceramente mantive uma relação de amor, ódio e desconfiança com ela do começo ao fim, muitas vezes tive vontade de entrar no livro e dar uns tapas nela pra ver se ela parava de ser tonta, cega e otária. Honestamente fiquei com raiva dela, mas mesmo assim segurei a leitura pra saber como terminaria. Acho que esse é o segredo dos chick-lits, depois de tanta confusão e mal entendidos, a gente só quer saber como o livro termina.  
Casório?! também trata de temas delicados como por exemplo, alcoolismo, depressão, mulheres que amam demais, relacionamento mãe-filha, etc.

Para quem gosta do estilo é uma boa dica, para quem não gosta mas quer conhecer, eu aconselho a começar com um livro menor, porque os livros de Keyes tendem a ser looongos.

Nota: 3/5.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo