23 de junho de 2010

O Livro de Salema

ESCRITORA BRASILEIRA - Desafio Literário 2010 (Junho)


Título: O livro de Salema
Autora: Arlete Castro
Editora: ebook
Páginas: 115

O Livro de Salema é um romance que conta a história de uma jovem muçulmana que decide deixar as tradições de sua religião e converte-se ao cristianismo. Ela, marginalizada por sua religião e sociedade, se surpreende ao conhecer um Deus amoroso que a valoriza enquanto mulher. Disposta a não abandonar sua fé ela decide pagar um alto preço por sua decisão.


Salema é uma menina mulçumana que vê seu mundo transformado a partir do momento em que ela se torna mulher (primeira menstruação) e ela é obrigada a sofrer a circuncisão imposta pelo Islamismo, além de ter que começar a usar a bulca e o véu. Salema começa a questionar sua fé e sua cultura ao perceber as injustiças cometidas contra as mulheres. O livro relata a dinâmica familiar aos olhos da Salema-criança, sua tentativa de se aproximar emocionalmente de seu pai, a morte trágica de sua tia e o casamento imposto por seu pai.
O contato de Salema com o Cristianismo acontece através de suas amigas Lisa e Nayla, mesmo sendo completamente proibido, e por causa disso sua vida muda para sempre. O livro se encerra trazendo o confronto que a família de Salema lhe impõe ao descobrir  que ela tem estudado a Bíblia, ela tem que fazer uma escolha e sofrer as consequências impostas às mulheres desobedientes que podem ser fatais.

Um pequeno trecho do livro:
"... elas estavam todas com o rosto coberto com o véu. No corpo, a abaya, aquela espécie de túnica negra, cobria-lhes as vestes. Não tinham um rosto.
Todas as suas emoções estavam escondidas, toda a esperança sufocada, todos os anseios e desejos estavam guardados dentro de corações marcados por terem nascido mulheres.
Os seus nomes não importavam, as suas convicções não eram consideradas, as suas vidas não eram registradas. Se havia algum desejo dentro delas, ninguém sabia. Se amavam, não poderiam expressar, se sonhavam, não tinham com quem compartilhar. Mas caminhavam.
Andavam juntas pisando as areias do deserto, o asfalto das ruas, como também andavam entre as vielas estreitas de pequenas aldeias ou ainda no meio da multidão no centro de uma grande cidade.
Algumas estavam cansadas, envelhecidas, quase não podiam caminhar mais, outras, ainda jovens, pensavam que a oportunidade viria mudar o seu rumo e tirá-las dali. Mas na verdade era um caminhar em vão. Não havia rumo nem direção.
Ao redor delas, outra multidão de pessoas caminhava, iam por todos os lados, mas quase não as viam nem se importavam com elas. Entretanto, entre elas alguém sonhou em alcançar o horizonte...".
O Livro de Salema é um livro pequeno, de fácil leitura, e vai além de uma simples apologia à fé cristã, é uma história sobre sonhos, liberdade, lutas e vitórias. Portanto nota MUITO BOM!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo