28 de outubro de 2010

As Cartas do Inferno




Título: The Screwtape Letters (As Cartas do Inferno)
Autor: C.S. Lewis
Páginas: 239
Editora: Haper One




Neste livro, Screwtape (traduzido como Fitafuso, Coisa-Ruim ou Morcegão no Brasil e como Escritope em Portugal), demônio veterano e experimentado, escreve cartas ao seu jovem sobrinho Wormwood ( na versão de Vermebile ou Cupim no Brasil; Absintox, em Portugal), um demônio em início de carreira, explicando-lhe como conquistar a alma do paciente (João, no Brasil) que lhe foi atribuído, um jovem recém-convertido ao Cristianismo. Wormwood falha, sujeitando-se às aterradoras penas do Inferno.
Com um típico humor britânico, Lewis analisa a atividade tentadora na vida do dia-a-dia, invertendo o ponto de vista. Os diversos aspectos da vida espiritual são dissecados por Screwtape, um subsecretário da hierarquia do Inferno. Screwtape é brutalmente realista: só lhe interessam resultados. O objetivo é minar a formação da fé e impedir o desenvolvimento de virtudes cristãs. E o melhor método é envolver o paciente numa rede de mentiras,ilusões, pecadilhos e pecados que o afastem dos outros. de si mesmo, e de Deus. Gradualmente... A melhor estrada para o Inferno é a macia, sem sobressaltos.


O livro definitivamente é uma sátira, bem humorada aos olhos de alguns, mas repleta de verdade e realidade que arrepia os pêlos dos braços. Literalmente.
Durante a leitura você percebe e identifica áreas da sua vida e situações consideradas muitas vezes normais que com uma visão mais aprofundada mostram a realidade do mundo espiritual que nos rodeia. E como foi dito na sinopse, realmente os conselhos de Screwtape não são extravagantes, o ataque é sutil e despercebido.
O autor revela no posfácio dessa edição que a facilidade com a qual ele conseguiu criar essa história o entristeceu porque mostrou a fraqueza da natureza humana.
De uma forma geral, o livro mostra o mecanismo das tentações que nos atacam, todos os dias, o dia todo.

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo