25 de outubro de 2010

Teste de personalidade

Dei uma passada no Blog da Monalisa  e tinha esse post sobre teste de personalidade, depois a comunidade da bandidagem estava comentando no Twitter e fazendo o tal teste. Então pensei, por que não??? Aqui vai meu resultado, coloquei em negrito o que concordo que tem mais a ver comigo, apesar de longo é interessante. Sempre é bom fazer essas auto-avaliações e tals.


O Conselheiro [INFJ]
Aconselhamento é o lado da mentoria que é voltada a ajudar as pessoas a atingirem seus potenciais humanos, e INFJs têm um desejo forte raro de contribuir para o bem-estar dos outros e gostam genuinamente de guiar seus companheiros a maiores realizações pessoais. INFJs são escassos, pouco mais do que um por cento da população, o que é muito ruim, considerando sua utilidade na ordem social. Embora estes Conselheiros tendem a ser pessoas privativas e sensíveis -- e portanto normalmente não são líderes visíveis -- eles trabalham intensamente as pessoas próximas a eles, quietamente exercendo sua influência nos bastidores com suas famílias, amigos e colegas. Estas pessoas amigáveis e reclusas são complicadas por si só, e assim por isso podem compreender e lidar com complexas questões éticas e com indivíduos profundamente atribulados.
Como uma variante dos Idealistas de Platão [xNFx] e dos Éticos de Aristóteles, os INFJs são pouco diferentes dos outros xNFx na maioria dos aspectos. Como todos os Idealistas são abstratos na comunicação e cooperativos ao cumprir metas. Eles querem aprender mais sobre a área de Humanas, se preocupam com questões de ânimo, e trabalham bem com pessoal. Quanto à orientação são altruístas, crédulos, místicos, situados em caminhos, e com o olho voltado ao amanhã. Fundam a sua auto-imagem em serem vistos como solidários, benevolentes, e autênticos. Geralmente entusiasmados, eles confiam em intuição, são atraídos por romance, buscam identidade, valorizam reconhecimento, e aspiram à sabedoria do sábio. Intelectualmente eles são propensos a praticar diplomacia [xNFx] muito mais do que estratégia [xNTx], logística [xSxJ], e especialmente tática [xSxP]. Além disso, com uma natureza bem organizada, tendem a escolher o papel directivo do Mentor ao papel informativo do sondante Advogado [xNFP]. E porque são quietos e reservados, parecem mais confortáveis atuando como Conselheiros [INFJ] particulares do que como Professores [ENFJ] numa sala de aula.
Conselheiros podem ser difíceis de conhecer. Eles possuem uma extraordinariamente rica vida interior, mas são reservados e tendem a não compartilhar suas reações exceto com aqueles em quem confiam. Com os seus entes queridos, certamente, não relutam em expressar seus sentimentos, tendo seus rostos iluminados por emoções positivas, mas escurecidos como uma nuvem de tempestade com as emoções negativas. Devido à sua forte capacidade de absorver o que os outros sentem, Conselheiros podem se machucar muito facilmente por aqueles à sua volta, e esta talvez seja exatamente a razão por que tendem a ser pessoas reservadas, silenciosamente se afastando de contacto humano. Ao mesmo tempo, amigos que já os conhecem há anos podem encontrar novos lados emergendo que chegam a surpreender. Não que Conselheiros sejam incoerentes; eles valorizam grandemente suas próprias integridades, mas eles possuem personalidades tão misteriosas e complexas que às vezes intrigam até si mesmos.
Este tipo de Idealista [xNFx] tem fortes habilidades de empatia e podem tornar-se conscientes das emoções e intenções -- sejam elas boas ou más -- do outro antes mesmo que este outro se esteja consciente delas. Tal leitura de mente pode assumir a forma de sentir a aflição ou doenças ocultas das outras pessoas de tal maneira que é difícil de outros Tipos compreenderem. Até os próprios INFJs raramente conseguem explicar como conseguiram penetrar o sentimento alheio de uma maneira tão aguçada. Além disso, o Conselheiro é o Tipo mais provável de demonstrar uma capacidade de compreender fenômenos psíquicos. O que é conhecido como Percepção Extra-sensorial ("ESP") pode muito bem ser uma habilidade intuitiva excepcional -- em ambas as suas formas, projeção e introjeção. Tal intuição sobrenatural é frequentemente encontrada em INFJs, e pode extender-se a pessoas, coisas, e frequentemente a eventos, tomando a forma de visões em muitos casos, com episódios de presciência, premonições, imagens visuais e auditivas relativas a coisas por vir, bem como comunicações inquietantes com certos indivíduos à distância.
Por conta de suas vívidas imaginações, Conselheiros são geralmente vistos como os mais poéticos, e até mesmo místicos, de todos os Tipos. Eles utilizam um grau incomum de linguagem descritiva de experiências sensoriais em sua linguagem, do tipo encontrada em escritos complexos e frequentemente estéticos como romances, peças de teatro, e poemas. Com certeza, eles frequentemente escolhem artes liberais como sua principal formação superior, podem ser atraídos por escrita criativa como profissão. Em todas as suas comunicações são os mestres da metáfora, e naturalmente descreverão uma coisa em termos de outra. O grande talento que possuem para a linguagem metafórica -- tanto escrita como verbal -- é geralmente direcionado à comunicação com as pessoas de uma forma personalizada. Escritores INFJ contam que escrevem com uma determinada pessoa em mente, enquanto que escrever para um público sem rosto os deixa sem inspiração.
Na escola os INFJs normalmente são bons alunos, tiradores de notas altas que apresentam uma criatividade não-ostentadora. Eles adoram resolver problemas, levam seus trabalhos a sério, e gostam de atividade acadêmica, mas também podem exibir qualidades de perfeccionismo e investem mais numa tarefa do que talvez é justificado, dada a natureza da tarefa em si.
Conselheiros se dão muito bem em profissões que envolvem interação com pessoas, promovendo o desenvolvimento pessoal delas, especialmente se feito de forma individual. Tal como acontece com todos os xNFx, a área de ensino e de doutrinamento religioso os atraem, apesar de que INFJs precisariam desenvolver uma atitude expressiva em ambas as profissões, o que para eles exige uma grande quantidade de energia. Mais adequado a eles é a prática da medicina geral, ou do aconselhamento terapêutico. Conselheiros são psicoterapeutas fenomenais que têm uma capacidade única de entrar em contacto com a vida interior de seus pacientes, apesar de que eles também são os mais vulneráveis de todos os Tipos à erupção dos seus próprios pensamentos e sentimentos reprimidos. Como conselheiros terapêuticos INFJs podem escolher psicologia clínica ou medicina psiquiátrica, ou podem optar por ensinar ou escrever nestas áreas de conhecimento. Seja qual for a escolha, eles geralmente são bem sucedidos no aconselhamento terapêutico pois sua simpatia pessoal, entusiasmo, perspicácia (insight), dedicação, originalidade, e suas habilidades interpretativas podem todas ser postas em atividade.
Apesar de terem uma capacidade de trabalhar em empregos que exigem solidão e grande nível de atenção, Conselheiros também se dão bem quando em contato com grupos de pessoas, contanto que, é claro, as interações pessoais não sejam superficiais. Eles são altamente sensíveis no lidar com as pessoas e tendem a trabalhar de forma eficaz dentro de uma estrutura organizacional. Eles gostam de ajudar as pessoas com seus problemas, e podem compreender e utilizar sistemas humanos de forma criativa e benevolente. Eles valorizam harmonia entre o quadro de funcionários e querem uma organização que rode bem e de forma agradável, fazendo todo o tipo de esforço para contribuir com este objetivo. Como empregados ou empregadores, INFJs se preocupam com os sentimentos das pessoas e são capazes de agir como um barômetro dos sentimentos dos indivíduos e dos grupos dentro da organização. Eles sabem ouvir e são hábeis em consultar e cooperar com outras pessoas. Eles gostam de agradar as pessoas e eles consideram conflitos coisas desagradáveis e destrutivas. INFJs reagem a elogios e usam a aprovação como um meio de motivar as outras pessoas, exatamente da mesma forma com que tambem são motivados por ela. Se são sujeitos a condições de trabalho hostis ou a críticas constantes, eles tendem a perder confiança neles mesmos, tornam-se infelizes e imobilizados, podendo no fim das contas tornarem-se fisicamente enfermos.
Estes Mentores [xNFJ] de fala branda também querem harmonia em seus lares e consideram conflito interpessoal -- manifesto ou encoberto -- algo extremamente destrutivo para a sua felicidade. Seu círculo de amizades provavelmente será pequeno, profundo, mas de longa data. Como pares românticos, são dedicados aos seus cônjuges, mas podem não estar sempre abertos a abordagens sexuais. Eles tendem a ser fisicamente carinhosos, mas querem escolher quando -- que é quando eles estão com vontade -- e este estilo de "quente" e "frio" pode ser um tanto confuso para seus parceiros(as). Muitas vezes as manifestações de carinho do INFJ serão sutis, tomando uma forma romântica, e até mesmo poética.
Conselheiros são pais/mães dedicados(as). Uma mulher INFJ pode se vincular aos seus filhos através de uma espécie de simbiose mental que às vezes gera uma identificação tão forte que deixa de ser saudável tanto para a mãe quanto para a criança. Com maior frequência, porém, Conselheiros tendem a ser bons amigos de seus filhos, exepcionalmente amorosos, e ao mesmo tempo firmes na disciplina. Eles tipicamente se preocupam com o conforto, a saúde física, emocional e o bem-estar de ambos seus companheiros e filhos.


 Achei interessante, apesar de ser um pouco cética com esses testes. Se você quiser faça seu teste aqui.

UMA ÓTIMA SEMANA!!!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo