13 de novembro de 2010

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Literatura Portuguesa - Desafio Literário 2010 (Novembro)


Título: O evangelho segundo Jesus Cristo
Autor: José Saramago
Páginas: 359
Editora: ebook / digital source



POR QUÊ?
Tive curiosidade em saber o que um ateu declarado tinha escrever sobre Jesus.

COMO FOI:
Quem já leu Saramago sabe como ele constrói o texto sem parágrafos, o que torna a leitura um tanto difícil e cansativa porque muitas vezes você tem que reler para saber de qual personagem foi a fala, por exemplo. Eu estava preparada por já ter lido Memorial do Convento, mesmo assim houve momentos em que quase desisti, até porque eu sabia que ele estava criando uma história às avessas sobre a vida de Jesus.
O conhecimento bíblico de Saramago é impressionante, mas ele usa as passagens que cita para compor sua interpretação pessoal.
Durante a leitura comecei a achar que Dan Brown leu esse livro com toda aquela bobagem de Jesus ter tido um romance com Maria Madalena. Ele constrói um Jesus totalmente humano, vítima da vontade arbitrária de um deus egoísta, enquanto o diabo é "bonzinho".

NOTA:
Saramago sempre denuncia os malefícios da religião cega e destrutiva com a qual ele teve contato, por esse motivo vale a pena ler suas obras; por outro lado ele acredita que tudo isso provém do mesmo Deus justo e Senhor, o que me faz ter reservas em relação às opiniões do mesmo.
Diferenças à parte, foi uma leitura proveitosa no sentido de me fazer crer muito mais no Deus que me criou e salvou e em quem confio e que definitivamente não é o mesmo deus sobre o qual Saramago escreve a respeito.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo