8 de janeiro de 2011

Desafio Literário 2011 (Janeiro): "Para Tão Longo Amor"

Literatura Infanto-Juvenil

 



Título: Para tão longo amor
Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Editora: Moderna
Páginas: 128

  

 

 

Sinopse
Não dava para conversar com a mãe; com o pai, menos ainda. Então bebia, fumava, brigava, namorava a tonta da Neuza, tudo "para dar prazer ao corpo e esquecer que existia". Por fora, um bobo alegre, por dentro, um infeliz, Toninho já se convencera de que era um "perfeito imbecil". Era garoto, mas não esperava mais nada da vida. Até que Regina apareceu. Não tinha muito a oferecer, só um breve amor, ligeiro e fugaz, como o brilho de um pequeno vaga-lume. Só isso seria capaz de iluminar o mundo de Toninho? (Fonte: Skoob )



Se eu fosse resumir o livro em uma frase seria: "Um Amor Para Recordar versão brazuca". Um cara erradão se apaixona por uma menina boazinha que nem dá bola pra ele. Então ele resolve se acertar, ela tem leucemia. O fim vocês já sabem.

 De forma geral, gosto dos livros desse autor. Quem não conhece A Hora do Amor, A Hora da Luta, etc? 
MAS... esse deixa um pouco a desejar, ou muito a desejar. O início é monótono e em minha humilde opinião a trama poderia ter sido mais desenvolvida. Talvez o problema seja a forma de narração (Toninho conversando com Álvaro), dessa forma não há nenhuma surpresa para o leitor.

Para quem já leu outros livros do autor, os fatos-comuns continuam: a história se passa em Americana-SP, os personagens estudam no Colégio Kennedy, Toninho faz parte da turma do Tuta, etc...

Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 MUITO RUIM e 5 EXCELENTE, a nota para este livro é 2. 

Gostei da citação a seguir que se encontra na página 11:
"Ás vezes temos um contato superficial com uma pessoa e nem desconfiamos da impressão que causamos nela (...)" 
 
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo