30 de janeiro de 2011

Desafio Literário 2011 (Janeiro): "The Diary of a Wimpy Kid - The Ugly Truth"

Literatura Infanto-Juvenil



Título: The Diary of a Wimpy Kid #5 - The Ugly Truth
Autor: Jeff Kinney
Editora: Amulet Books
Ano: 2010
Páginas: 217




 Greg Heffley sempre teve pressa para crescer. Mas ficar mais velho é realmente maravilhoso como parece? Greg de repente se encontra lidando com as pressões de festas de meninos e meninas, aumento de responsabilidades, e até as mudanças embaraçosas que vem com "ficar mais velho"—tudo sem seu melhor amigo Rowley ao seu lado. Greg vai conseguir atravessar esse período sozinho? Ou ele vai ter que encarar a “verdade nua e crua"? (tradução livre da sinopse disponível no site Goodreads)

 Sou suspeita para falar sobre essa série porque desde que li o primeiro livro em 2008, me tornei fã. 
Eu sei, hiper-mega-power estranho isso. Um livro infantil onde o personagem principal é um meninO pré-adolescente realmente passaria longe das minhas escolhas,
PASSARIA.
Depois da segunda página (do primeiro livro) eu tive certeza que não largaria o livro e que leria a série completa.

Com vocês... Greg Heffley:


Ele escreve diários porque (de acordo com ele) um dia ele será famoso e por isso é bom manter os fatos apurados para sua autobiografia.
Confusões vão e vêm (vocês podem checar os quatro primeiros livros) e chegamos a este onde Greg tem que encarar a verdade: Ele está crescendo e mudando. E é um saco! (palavras do personagem).
Como sempre ri muito das trapalhadas em que ele se mete. Além de ter tido a chance de conhecer um pouco mais da família e agregados. Achei super interessante a forma como o autor aborda as mudanças causadas pela puberdade em um menino. Ele foi sutil, mas franco, honesto sem ser vulgar. Acredito que seja por isso que gosto tanto desses livros. Eles te fazem rir sem apelar e tratam de um assunto que incomoda e já incomodou todo mundo: crescimento.

Os livros fazem tanto sucesso entre a criançada americana (linguagem super fácil) que até virou filme. Ano passado foi lançado o filme baseado no primeiro livro e o segundo filme vai ser lançado esse ano. Tentei achar os traillers "embeded" para colocar aqui, mas não consegui, então vou colocar os links para quem tiver interesse (eu ainda não vi, mas já estão na lista):


A única reclamação que tenho a fazer é que NÃO gostei da tradução/versão do nome da série em português (Diário de um Banana), simplesmente detestei. A palavra wimpy significa (de acordo com o Cambridge Dictionary) "uma pessoa que não é forte, corajosa ou confidente." Ou seja, que tal "Diário de um menino desastrado"??? Algo assim. Ou então poderia ter feito como a versão em espanhol que chama simplesmente de "O diário de Greg". Opinião pessoal à parte, os livros são ótimos!!!
Nota 4,5 (porque nada é perfeito kkkkk).




  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo