22 de fevereiro de 2011

Desafio Literário 2011 (Fevereiro): "Life, in Spite of Me"

BIOGRAFIA / MEMÓRIAS






Título: Life, in spite of me - Extraordinary hope after a fatal choice*
Autora: Kristen Jane Anderson w/ Tricia Goyer
Editora: WaterBrook Multnomah
Ano: 2010
Páginas: 210







Ela queria morrer. Deus tinha outros planos.

"Por que minha vida tem que ser tão dolorosa? O que há de errado comigo? Não vai melhorar. Tudo poderia ter um fim em breve e então eu não sofreria mais."

Kristen Anderson pensou que ela tinha a vida perfeita de uma pintura, até que pinceladas de cinza ofuscaram sua visão: três amigos e sua avó morreram num espaço de dois anos. Ainda sofrendo com essas perdas, ela foi violentada sexualmente por um colega ela achou que podia confiar. Ela logo afundou numa depressão profunda.
Numa noite de Janeiro, a garota de 17 anos decidiu que não queria mais lidar com a dor emocional que a sufocava. Ela se deitou nos trilhos frios da linha de trem e esperou pelo trem cargueiro que a levaria para o céu... e paz.
Milagrosamente, a história de Kristen não acaba aí.
Em Life, in spite of me, essa jovem alegre compartilha o milagre de sua sobrevivência, a agonizante consequência de sua tentativa frustrada de suicídio e a esperança que transformou sua vida completamente, dando a ela um poderoso propósito para viver.
Sua cativante história de encontrar alegria contra todas as probabilidades providencia um lembrete vívido e inesquecível de que a vida é um presente para ser estimado.


Vida, apesar de mim: esperança extraordinária após uma escolha fatal, é exatamente isso que diz (respirando fundo.UFA!).
Cheguei a esse livro através das sugestões do Amazon.com (esse site tem a intenção de me levar à falência, só pode!) quando eu estava pesquisando os preços e opiniões das biografias  que eu tinha na minha lista mental para o DL2011.
O que chamou minha atenção foi a frase "Tudo que ela queria era morrer", mas acabei não colocando na lista porque "money que é good nóis num have"...
Então... para minha supresa o BloggingForBooks tinha esse livro disponível para revisão, e como não sou boba nem nada, resolvi matar dois coelhos com uma resenha só, e no segundo tempo da prorrogação eu pude adicionar o livro à lista do DL... e não paguei nada por ele.

A história de Kristen poderia ser a de qualquer garota americana de classe média. Tudo parecia normal e perfeito até as coisas começarem a desmoronar e Kristen se vê enlaçada numa depressão que não é detectada pelos médicos ou pela família.
Bom, eu não sei diagnosticar depressão, e eu mesma já tive, mas graças a Deus não precisei de remédio (melancólicos levantem a mão), mas cada caso é um caso. O que parece é que a família e o psicólogo de Kristen achavam que ela estava apenas com birra de adolescente, o problema também é que ela não conversou sobre o impacto das mortes e muito menos sobre o que aconteceu quando ela foi estuprada. 
Vítimas sempre se culpam e se responsabilizam pelo que aconteceu, e é possível compreender isso no comportamento de Kristen. Aí quando ela se deita na frente do trem e sobrevive é que as coisas começam a fazer sentindo para quem não entendia o que estava acontecendo com ela. E apesar de sobreviver, Kristen perde as duas pernas, então imaginem todo o novo trauma emocional que ela tem que enfrentar.

A beleza da história de Kristen está na sinceridade com que ela descreve sua recuperação e adaptação à nova vida sem as pernas. Sua entrega a Deus que não  muda as coisas como num passe de mágica, mas que leva tempo e não é fácil.
A Kristen que inicia o livro é completamente diferente da que termina, e no meio do caminho você consegue acompanhar o processo de cura emocional e mudanças comportamentais que ela sofre. E com isso ela foi parar no programa da Oprah para testemunhar sobre a mudança que Deus operou em sua vida!!! O vídeo está em inglês:

Oprah Interviewing Kristen Jane Anderson

~ Kristen Jane Anderson ~ | Myspace Video

Kristen Anderson desenvolve um ministério chamado Reaching You (em inglês) que ajuda pessoas com depressão e/ou suicidas.
Nota para o livro: 4, muito bom!!!

Dê sua nota para essa resenha aqui:



*Recebi esse livro gratuitamente do WaterBrook Multnomah Publishing Group para essa resenha.




  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo