17 de abril de 2011

Desafio Literário 2011 (Abril): "Brave New World"

FICÇÃO CIENTÍFICA




Título: Brave New World
Título em Português: Admirável Mundo Novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Perennial Classics
Ano: 1932
Edição lida: 1998
Páginas: 268






Sinopse

Admirável Mundo Novo: Um extraordinário romance de ficção, no qual Huxley nos dá a mais trágica, profética e aterradora visão do mundo, de uma civilização escravizada pela máquina e dominada pela tecnologia. Uma sociedade onde crianças são geradas em laboratório e especialmente treinadas para desempenhar futuras funções no meio social.
Um mundo em que foi abolida a família e onde não há lugar para os sentimentos e para o amor. (Fonte: Skoob)



Extraordinário?! Livro tosco com final mais tosco ainda.
Imaginem uma sociedade onde os valores: família, monogamia, amor, casamento, religião, etc são completamente inexistentes, desencorajados e abominados.
Oo estranhou? Dá uma olhadinha ao seu redor rapidinho. Vai, eu espero... 
       Tic
              Toc
                      Tic
                             Toc 

Espero que você tenha entendido para olhar ao seu "redor", a nossa sociedade atual, segunda década do Século XXI. E aí, o que você percebeu?
Aterrorizante perceber que a sociedade distópica (anti-utópica) criada por Huxley na década de 30 se parece (muito) com a nossa.

Aparentemente não vivemos em um regime totalitarista, mas os valores pregados e defendidos hoje são opostos aos de anos atrás. Tudo em nome da modernidade? Eu acho muito massa tudo que o avanço tecnológico tem nos proporcionado. Mas as pequenas coisas que me incomodam como por exemplo alguém ser ridicularizado por ser virgem (se for um rapaz, então, coitado!). Ainda não chegamos à completa e total promiscuidade mostrada em Admirável Mundo Novo, porém pelo andar da carruagem não estamos tão longe.
Vamos dar uma olhadinha nas características sociais apresentadas no livro:
"(...) O mundo é estável agora. As pessoas são felizes; eles têm o que querem e nunca querem o que eles não podem ter. Eles estão muito bem; estão seguros; nunca adoecem; não têm medo da morte; são felizmente ignorantes no que diz respeito à paixão e velhice; não são atormentados com mães ou pais; eles não têm esposas, ou filhos, ou amados (...); eles são tão condicionados que praticamente não podem impedir de se comportarem como eles devem. E se alguma coisa der errado, existe SOMA(...)" (p.220)
 SOMA é uma droga legalizada que ajuda a manter a "felicidade" dos cidadãos. É distribuído gratuitamente pelo governo. Imagine um momento em que você esteja com muita raiva ou muito deprimido, é só tomar SOMA que você vai se sentir melhor. Tá muito estressado, à beira de um colapso nervoso? Tire um "feriado" de SOMA e durma pelo período de tempo desejado sonhando com coisas bonitinhas, musiquinhas relaxantes e os Teletubbies.

Ainda de acordo com a estrutura dessa sociedade, as castas são extremamente importantes para a manutenção e segurança social, elas são denominadas de acordo com o grau de importância que cada indivíduo exerce (mas não se engane, não existe individualidade). No topo estão os Alfas-mais e na base os Epsilons semi-retardados (só seguir a ordem do alfabeto grego).
"(...) Não queremos mudar. Cada mudança é uma ameaça para a estabilidade. Essa é outra razão porque somos tão cuidadosos na aplicação de novas invenções. Toda descoberta em ciência pura é potencialmente subversiva: algumas vezes até mesmo a ciência tem que ser tratada como um possível inimigo (...)" (p. 224-225)
Comparado com seu trabalho anterior, Contraponto (1928), Admirável Mundo Novo, mesmo sendo menos experimental em estilo, "é mais radical em sua visão pessimista da natureza humana. A anti-utopia de Huxley, com sua combinação assustadora de governo totalitário e ubíquo, drogas para o bem-estar e sexo, perturbou muitos leitores da sua época; mas tem provado ser seu trabalho mais duradouro e influente." (p.263)

Minha opinião leiga?
Ele tinha uma ótima matéria-prima nas mãos, mas não soube fazer sua obra-prima. De qualquer forma o livro é famoso e estudado ao redor do mundo. Acho que tem filme, mas não consegui achar nada decente pra colocar aqui.

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo