17 de abril de 2011

Desafio Literário 2011 (Abril): "Brave New World"

FICÇÃO CIENTÍFICA




Título: Brave New World
Título em Português: Admirável Mundo Novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Perennial Classics
Ano: 1932
Edição lida: 1998
Páginas: 268






Sinopse

Admirável Mundo Novo: Um extraordinário romance de ficção, no qual Huxley nos dá a mais trágica, profética e aterradora visão do mundo, de uma civilização escravizada pela máquina e dominada pela tecnologia. Uma sociedade onde crianças são geradas em laboratório e especialmente treinadas para desempenhar futuras funções no meio social.
Um mundo em que foi abolida a família e onde não há lugar para os sentimentos e para o amor. (Fonte: Skoob)



Extraordinário?! Livro tosco com final mais tosco ainda.
Imaginem uma sociedade onde os valores: família, monogamia, amor, casamento, religião, etc são completamente inexistentes, desencorajados e abominados.
Oo estranhou? Dá uma olhadinha ao seu redor rapidinho. Vai, eu espero... 
       Tic
              Toc
                      Tic
                             Toc 

Espero que você tenha entendido para olhar ao seu "redor", a nossa sociedade atual, segunda década do Século XXI. E aí, o que você percebeu?
Aterrorizante perceber que a sociedade distópica (anti-utópica) criada por Huxley na década de 30 se parece (muito) com a nossa.

Aparentemente não vivemos em um regime totalitarista, mas os valores pregados e defendidos hoje são opostos aos de anos atrás. Tudo em nome da modernidade? Eu acho muito massa tudo que o avanço tecnológico tem nos proporcionado. Mas as pequenas coisas que me incomodam como por exemplo alguém ser ridicularizado por ser virgem (se for um rapaz, então, coitado!). Ainda não chegamos à completa e total promiscuidade mostrada em Admirável Mundo Novo, porém pelo andar da carruagem não estamos tão longe.
Vamos dar uma olhadinha nas características sociais apresentadas no livro:
"(...) O mundo é estável agora. As pessoas são felizes; eles têm o que querem e nunca querem o que eles não podem ter. Eles estão muito bem; estão seguros; nunca adoecem; não têm medo da morte; são felizmente ignorantes no que diz respeito à paixão e velhice; não são atormentados com mães ou pais; eles não têm esposas, ou filhos, ou amados (...); eles são tão condicionados que praticamente não podem impedir de se comportarem como eles devem. E se alguma coisa der errado, existe SOMA(...)" (p.220)
 SOMA é uma droga legalizada que ajuda a manter a "felicidade" dos cidadãos. É distribuído gratuitamente pelo governo. Imagine um momento em que você esteja com muita raiva ou muito deprimido, é só tomar SOMA que você vai se sentir melhor. Tá muito estressado, à beira de um colapso nervoso? Tire um "feriado" de SOMA e durma pelo período de tempo desejado sonhando com coisas bonitinhas, musiquinhas relaxantes e os Teletubbies.

Ainda de acordo com a estrutura dessa sociedade, as castas são extremamente importantes para a manutenção e segurança social, elas são denominadas de acordo com o grau de importância que cada indivíduo exerce (mas não se engane, não existe individualidade). No topo estão os Alfas-mais e na base os Epsilons semi-retardados (só seguir a ordem do alfabeto grego).
"(...) Não queremos mudar. Cada mudança é uma ameaça para a estabilidade. Essa é outra razão porque somos tão cuidadosos na aplicação de novas invenções. Toda descoberta em ciência pura é potencialmente subversiva: algumas vezes até mesmo a ciência tem que ser tratada como um possível inimigo (...)" (p. 224-225)
Comparado com seu trabalho anterior, Contraponto (1928), Admirável Mundo Novo, mesmo sendo menos experimental em estilo, "é mais radical em sua visão pessimista da natureza humana. A anti-utopia de Huxley, com sua combinação assustadora de governo totalitário e ubíquo, drogas para o bem-estar e sexo, perturbou muitos leitores da sua época; mas tem provado ser seu trabalho mais duradouro e influente." (p.263)

Minha opinião leiga?
Ele tinha uma ótima matéria-prima nas mãos, mas não soube fazer sua obra-prima. De qualquer forma o livro é famoso e estudado ao redor do mundo. Acho que tem filme, mas não consegui achar nada decente pra colocar aqui.

Descontrolada (Unglued, de Lysa TerKeurst)

São os adolescentes que andam na calçada como se fossem donos da rua e ainda têm a coragem de me xingar porque um deles esbarrou em mim. ...