30 de abril de 2011

Desafio Literário 2011 (Abril): "A Titanium Smile"

FICÇÃO CIENTÍFICA


Título: A Titanium Smile (Um sorriso titânico)
Não publicado no Brasil
Autor: J. Ella
Editora: Smashwords
Ano: 2011
Páginas: 297



O Planeta XimoX, no tempo da história, se recuperou de um evento que quase extinguiu a vida - o Cataclismo. Um terrível acidente junta duas pessoas diferentes. Eles rasgam o véu de ilusão que tem escondido o verdadeiro custo de sobrevivência do Cataclismo.
O casal se rebela contra seus destinos sombrios e tentam escapar seus desígnios. Durante o processo o casal coloca em movimento eventos que podem levar à extinção dos cidadãos das 13 cidades remanescentes. (tradução livre da sinopse disponível no Goodreads)


Corri, corri, e nem acredito que consegui ler todos os 5 livros para o mês de Abril do DL 2011. Parece que corri uma maratona... ufa ufa. 
Um Sorriso Titânico foi uma amostra grátis que a Sony Ebooks disponibilizou e eu só estava preocupada com o tema mesmo por isso peguei.
Talvez por eu ter lido muito rápido, muita coisa ficou obscura, mas vou tentar construir essa resenha a partir das poucas anotações que fiz durante a leitura. Se vai fazer sentido ou não, eu não tenho a mínima idéia!

XimoX é um planeta que quase foi destruído pelo Cataclismo que de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é:
cataclismo
s. m.
1. Revolução geológica que, alterando a superfície do globo, é causa de grandes desastres.
2. Grande inundação.
3. Desastre social.
4. Fig. Revolução (que altera profundamente o modo de ser).

Agora que li essas definições é que percebi que aparentemente o problema no planeta é o número 1, MAS à medida que você vai lendo e entendendo melhor a história, os números 3 e 4 também podem se aplicar.
É depois dessa quase-destruição que Brient e Masha (personagens principais) se conhecem e pouco depois iniciam um romance caliente cujo detalhes foram desnecessários já que isso aqui não era um romance de banca.

Durante o livro os caminhos dos personagens vão se entrelaçando, passado e presente vai se misturando e só muito depois da metade é que conseguimos identificar claramente o que é que está no passado e o que é que está no presente. E quem é quem no jogo do bicho!

Agora, imagine se um dia você acordasse e descobrisse que sua vida é FAKE, que suas lembranças são propositadamente apagadas para que você se recorde apenas o que aconteceu há no máximo 5 anos e nada mais do que isso e que acidentes que acontecem no dia-a-dia na verdade não são acidentes... Esse é o grande segredo do livro!

Um dos personagens que foi "acordado" (sabe a verdade sobre a realidade sombria do planeta), diz que o que eles realmente querem é "evolução em vez de revolução". Não sei porquê gostei dessa frase, mas com ela encerro minha participação desse mês no Desafio. 
Até Maio!!!


  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo