5 de setembro de 2011

Desafio Literário 2011 (Setembro): "O Camarote Vazio"

AUTORES REGIONAIS




Título: O Camarote Vazio
Autor: Josué Montello
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 204



Na véspera do Carnaval, um homem parte de navio do Rio de Janeiro em direção a Santos, São Paulo, para visitar uma tia doente que deseja lhe doar jóias de família. Na volta, ele e as jóias desaparecem, mas seu camarote permanece intacto. Um romance que segue a tradição dos melhores livros de suspense e cujo desfecho surpreenderá o mais tarimbado dos leitores do gênero. (Sinopse disponível no SKOOB)

Abre parênteses para eu rir dessa sinopse empolgada.
Fecha parênteses.

Senti uma diferença IMENSA entre esse livro e as outras obras que conheço do autor. A começar pelo tamanho e tema. Por exemplo, Os Tambores de São Luís, acho que a obra mais aclamada pela crítica tem mais de 400 páginas. Cais da Sagração, meu favorito (até a presente data) é totalmente dramático do início ao fim.
Agora O Camarote Vazio, bem, não sei o que aconteceu, mas como se diz em bom maranhês: "Foi ralado!"
Fica bem claro que o autor tentou se aproximar da literatura caracterizada pelas obras de Agatha Christie, mas ele "esqueceu" de trabalhar o mistério, o suspense e as reviravoltas que prendem a atenção dos fissurados nesse tipo de literatura. No fim das contas não teve graça e me pareceu que ele ficou com pressa de acabar logo, ou melhor, ele perdeu o rumo ou realmente não sabia o que ele queria.

Se você está esperando um livro tupiniquim à la Dame Christie, melhor nem chegar perto desse; mas se você gosta de descobrir livros dos quais você nunca ouviu falar, então seja bem vindo ao clube.
O que eu gostaria de destacar é que o livro é uma verdadeira enciclopédia de nomes próprios. Alguém ainda está em dúvida sobre o nome para os filhos? Fique à vontade para escolher abaixo:
Benevenuto
Eudóxia
Elesbão


PS: Pesquisei, pesquisei e acabei cansando, por isso não sei a data da primeira publicação desse livro, mas tenho quase certeza que foi no final da década de 80.

PS²: O autor era meu conterrâneo e foi nosso contemporâneo. Ele nasceu em São Luís em 1917 e faleceu no Rio de Janeiro em 2006.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo