25 de outubro de 2011

Desafio Literário 2011 (Outubro): "The Grass is Singing"

NOBEL DE LITERATURA



Título: The Grass is Singing
Título em Português: A Canção da Relva
Autora: Doris Lessing
Editora: Happer Perennial Classics
Ano da 1° publicação: 1950
Páginas: 243



Mary Turner desejava ardentemente casar-se, e influenciada por essa ideia aceitou o primeiro pretendente que se apresentou. Tornou-se, porém, a esposa de um homem para ela praticamente estranho, indo viver numa casa isolada nas vastas planícies africanas cobertas de relva verdejante. E naqueles ermos não havia como fugir da verdade a respeito do seu casamento e de si mesma e, à medida que cada vez mais se distanciava de um marido que se recusava perceber sua terrível angústia e desespero. (Fonte: SKOOB)

Li alguns trechos das obras de Doris Lessing na faculdade, mas definitivamente ela era uma das autoras que se encaixava na categoria "já ouvi falar, mas nunca li". Não é mais.
O problema em ler um "nobel" pela primeira vez é que suas expectativas geralmente são altas, muito altas. A minha era. Ou talvez seja porque (como descobri depois) A Canção da Relva é a primeira obra da autora e eu não sabia disso quando escolhi aleatoriamente o livro desse mês. Seja o que for, nosso relacionamento não teve um bom início. Faltou emoção e muito sal por assim dizer.

Eu não tinha uma opinião formada sobre Mary no começo do livro, mas do meio em diante passei a detestá-la. A mulher é podre! Além de ser prova viva do ditado popular "antes só do que mal acompanhado."
Agora Dick me provocou um misto de sentimentos. Ele era apenas um sonhador azarado ou um procrastinador desleixado?
O certo que esses dois se casando e querendo que o relacionamento desse certo foi o mesmo que tentar misturar água e óleo. E fica claro na forma como a história acaba. Pensando bem, a vida deles termina antes do livro acabar.

Vou tentar dar outra chance a Doris Lessing. Quem sabe nós não conseguimos nos acertar futuramente?
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo