23 de novembro de 2011

DL 2011 (Novembro): "Cuentos de Mujeres Solas"



Título: Cuentos de Mujeres Solas
Vários Autores
Prólogo: Marcela Serrano
Editora: Puncto de Lectura
Ano: 2007


A solidão das mulheres é um dos grandes temas da Literatura Universal escrita por homens e mulheres. Meninas, adolescentes, casadas, viúvas, órfãs, solteiras, com amores impossíveis ou perdas trágicas ou incompreensíveis; enfrentam em algum momento de sua vida a solidão. Esta antalogia reúne um punhado de contos inesquecíveis que retratam com implacável lucidez e melancolia, um estado psicológico que é, às vezes, um modo peculiar de vida a que as mulheres acabam acostumando-se. (Tradução livre da sinopse na contra-capa)


Eu traduziria esse título como "Contos de Mulheres Solitárias", mas literalmente seria "Contos de Mulheres Sozinhas", o lindão do Google veio com uma história de que era "Contos de Mulheres Solteiras" (humpf). Solteira não quer dizer necessariamente sozinha, Señor Gúgol! E antes que alguém diga algo, é possível ser feliz sozinho sim e fim da discussão
De qualquer forma, o tema dos contos é solidão e não, não se refere apenas às mulheres solteiras, a sinopse esclarece muito bem sobre o que vamos encontrar nesses contos.
Ah e antes que eu esqueça, esse livro foi desafio duplo: por causa do DL logicamente, mas também porque foi o primeiro livro em espanhol que li. ¡¡¡Arriba!!!

Não vou escolher um conto específico, apesar de que o primeiro e o último são os que consigo lembrar mais detalhadamente.
No primeiro, temos a jovem que está esperando o retorno do amado. O safado prometeu voltar e ela bobinha, bobinha acreditou. A gente conhece a história, né? Ela leva um tempão para perceber. ¡Muy triste!
O último, em minha opinião, é muito intricado para ser considerado um conto. Várias personagens e situações se intersectam. Mas não deixa de ser interessante e bem atual já que retrata a vida de operárias em uma cidade mexicana na fronteira com os Estados Unidos.

E então nos resta refletir: Como você definiria a solidão? Por que as mulheres sofrem mais? Solidão tem alguma relação com estar sozinho?

Relação dos contos e seus respectivos autores:
Una aventura - Sherwood Anderson
La buena gente del campo - Flannery O'Connor
Una mujer sin país - John Cheever
Tejamos, tejamos, mano enloquecida - Nuria Barrios
El ilustre amor - Manuel Mujica Lainez
El viaje de la profesora Bellini - Pedro Mairal
Devaneo y embriaguez de una muchacha - Clarice Lispector (!)
Princesa - Anton Chéjov
En el molino - Eça de Queiroz
La esfinge sin secreto - Oscar Wilde
Miss Harriet - Guy de Maupassant
Revelaciones - Katherine Mansfield
Malintzin de las maquilas - Carlos Fuentes

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo