6 de novembro de 2011

Vale a pena conferir: "Coragem de Viver"





Título: Coragem de Viver
Título Original: Soul Surfer
Gênero: Drama
Ano: 2011
Duração: 105 minutos







O filme é baseado na história real de Bethany Hamilton, uma surfista natural do Havaí, EUA.
Tenho certeza que vi o Ted surfando no filme #aviagemnamaionese. Mas sério, gente, quem é fã da Robin sabe que é impossível não fazer essa associação: Surf + Havaí = Ted Forever.
Mas deixa eu voltar ao filme que é melhor.

O que há de tão especial sobre Bethany? Aos 13 anos, ela conseguiu patrocínio para competir e um dia, enquanto ela está no intervalo de um dos treinos ela é atacada por um tubarão que arranca seu braço esquerdo. Literalmente. Bethany perdeu 60% de seu sangue e deveria ter morrido...
Mas ela não morre contrariando assim, o prognóstico médico.
O mais interessante é que no mesmo dia em que ela sai do hospital, ela quer saber quando ela vai poder entrar no mar de novo.

Para tudo! Como assim? Eu no lugar dela ficaria traumatizada provavelmente pelo resto da vida. Viveria apavorada achando que tem tubarão em todo lugar (eu já penso que tem barata e rato em todo lugar mesmo). Rá! Eu não sou ela porque afinal nem sei nadar quanto mais surfar (afundar serve? Sou expert em afundamento).
Como você reagiria e agiria no lugar de Bethany???

O mais interessante é que não acontece um milagre instântaneo e repentino para que Bethany recomece a surfar com a mesma habilidade de antes. Muito pelo contrário. Ela tem que reaprender tudo de novo! E sua família também precisa se adaptar ao novo contexto (o que vai gerar muitos conflitos).
Fiquei pasma como uma adolescente sofrendo um trauma desses não ficou fazendo drama e se autocomiserando (e eu aqui deprimida porque perdi meu laptop). Isso não significa que Bethany não questionou Deus (aham! Ela é cristã!). Ela questiona qual o propósito de Deus com tudo aquilo. Como algo bom pode vir daquela situação se tudo que ela sabe e ama na vida (o surf) se tornou algo tão difícil, praticamente impossível. Entre altos e baixos, frustrações e questionamentos, conseguimos perceber uma garota forte, decidida e de muita, muita fé.

Depois que vi o filme tentei fazer meu café da manhã sem usar meu braço esquerdo (que nem é meu dominante) e adivinha o que aconteceu? Pois é...
Uma das lições dessa história é: Será que ganhar é sempre o mais importante? E o que é ser normal?

Bethany Hamilton tornou-se uma inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo. Quando questionada sobre o que a motivou a não desistir sua resposta é simples, mas profunda: "Jesus Cristo."

A seguir link do trailer legendado: CORAGEM DE VIVER


PS: A trilha sonora foi uma surpresa para mim - Blessed Be Your Name; It's Your Life (Francesca Battistelli); Set the World on Fire (Britt Nicole).

PPS: Enquanto os portugueses fazem traduções extremamente literais, os brasileiros ficam inventando coisa. O filme poderia muito bem se chamar simplesmente "Alma de Surfista". Mas isso é apenas minha opinião pessoal.

PS do PS: Provavelmente essa é a resenha mais longa sobre filmes que já fiz. Só pra constar.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo