21 de dezembro de 2011

DL 2011 (Dezembro): "Courageous"

LANÇAMENTO 2011





Título: Courageous - Honra Começa no Lar
"Corajosos"
Autor: Randy Alcorn / Alex & Stephen Kendrick
Editora: Tyndale
Páginas: 392
Lançamento: 01 de agosto







QUATRO HOMENS, UM CHAMADO: SERVIR E PROTEGER

Como policiais, Adam Mitchell, Nathan Hayes e seus parceiros voluntariamente confrontam o pior que o mundo pode oferecer. Mesmo assim no fim do dia, eles encaram um desafio que nenhum deles está realmente preparado para enfrentar: a paternidade. Enquanto eles dão consistentemente o melhor de si no trabalho, bom o suficiente parece ser tudo que eles podem reunir como pais. Mas eles estão descobrindo rapidamente que seus padrões estão errando o alvo.
Eles sabem que Deus deseja transformar o coração dos pais aos filhos, mas seus filhos estão começando a se afastar cada vez mais deles. Eles serão capazes de encontrar uma forma de servir e proteger aqueles que são mais estimados para eles?
Quando a tragédia atinge o lar, estes homens lutam com suas esperanças, seus medos, sua fé e sua paternidade. Uma nova urgência pode ajudar esses pais a se aproximarem de Deus... e de seus filhos?

 Nós cantamos "Mas é preciso ter coragem, é preciso ter força, é preciso ter gana, sempre”. Ao pensar nessa palavra, imaginamos que pessoas corajosas são aquelas que saltam de páraquedas. Ou as que escalam montanhas. Ou pulam de bungee jump. Até mesmo as pessoas que andam naquelas montanhas-russas malucas são corajosas (ihuhuhu!).
Corajosos são aqueles que não tem medo de falar o que pensam. Ou que enfrentam um gigante com apenas uma funda na mão. Corajosos mesmo são os que são lançados na fornalha e não viram churrasco humano. Ou que passam a noite na cova e não se tornam lanchinho da madrugada para leões famintos.

Eu poderia fazer uma lista quase infinita de pessoas e situações que demonstram ou que achamos que demonstram CORAGEM.
Então nos deparamos com Adam Mitchell e Nathan Hayes e seus respectivos parceiros, Shane e David. O que eles tem em comum é apenas o trabalho. Eles são policiais. E para ser policial, como eles são, é necessário ser Corajoso.

Esse livro é baseado no roteiro do filme de mesmo nome lançado nos Estados Unidos e Canadá no dia 30 de setembro desse ano. Randy Alcorn foi responsável pela "novelização" e o roteiro foi criado pelos irmãos Alex e Stephen Kendrick. Nunca ouviu falar deles? Eles são os mesmos criadores de A Virada, Desafiando Gigantes e À Prova de Fogo. Ah, agora já sabe, né?

O livro traz personagens e situações que não aparecem no filme, mas que complementam a história de uma forma bem interessante. Por exemplo, o autor coloca personagens que apareceram nos filmes anteriores o que não acontece no roteiro. O próprio Alcorn diz no posfácio que o livro é 20% do roteiro e o restante sua imaginação. Se o filme fosse baseado no livro, provavelmente seria uma minissérie.

Como eu vi o filme duas vezes antes de ler o livro, minhas reações foram mais controladas durante a leitura. Mas é importante ressaltar que se a qualidade de um livro e/ou filme pode ser medida através de lágrimas e risos, então Courageous é um dos melhores filmes/livros de todos os tempos. Eu ria e depois chorava, depois ria de novo e então já estava chorando e rindo ao mesmo tempo. Além do mais, eu NUNCA vou ao cinema duas vezes para ver o mesmo filme. NUNCA. Primeira vez que aconteceu.

Trailer do filme: CORAJOSOS

E apesar de tratar sobre paternidade, os subtemas abrangem de tudo um pouco, é uma ótima pedida para a família inteira e pode incluir os amigos, vizinhos, cachorro, gato, papagaio, etc.
A história fala muito para mim porque tive um pai maravilhoso que também era policial. Não foi um pai perfeito, mas ele fez tudo que ele sabia por sua família e até hoje ele é lembrado com uma saudade dolorida e intensa. 
O livro e filme são super recomendados!!! É uma história linda sobre perdão, perdas, amor e segunda chances. 

Vou deixar um segundo vídeo de uma das músicas do filme (que aparece no livro também \o/) e que na minha opinião marca um dos momentos mais ternos e emocionantes da história mesmo não sendo a música tema do filme:



LEIA TAMBÉM:
A Virada (filme) - Free to be me
Desafiando Gigantes (filme) - Free to be me

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo